Avaliação de Fornecedores Standard

A avaliação é uma forma de grandes empresas controlarem a performance da sua base de fornecedores no que tange a entrega de material ou prestação de serviços.

CONTEXTO

Este é um produto que foi desenvolvido no G-Certifica 3.0 e que por este motivo sai com a feature de gestão de usuários. Foi criada uma conta DEMO para uso dos gedankers:

https://stg.gedanken.com.br/sign-in

login: gedankengestordemo
senha: Ad123456#

login: gedankenavaliadordemo
senha: Ad123456#

login: gedankenfornecedordemo
senha: Ad123456#

 

ATORES E RESPONSABILIDADES

Antes começar a entender tecnicamente as funcionalidades do produto é importante descrever quem são os atores e suas respectivas responsabilidades:

  • Gerente de Suprimentos (Gestor): Precisa fazer o acompanhamento das notas da base completa. Este ator olha "o todo" de uma forma gerencial e deve estar vinculado ao grupo/alçada Gestão de Fornecedores para realizar a gestão. Ele é responsável por:
    • Criar cadastro de avaliações e suas recorrências
    • Atribuir quais usuários serão avaliadores
    • Editar cadastro de avaliações, suas recorrências e avaliadores
    • Cancelar cadastro de avaliações
    • Avaliar fornecedores (eventualmente como por exemplo cobrir algum avaliador)
  • Gestor do Contrato (Avaliador): Precisa fazer o acompanhamento dos contratos dos quais ele é responsável. Este ator que avalia de fato a qualidade de fornecimento dos contratos designados a ele para isso deve estar vinculado ao grupo/alçada Gestão de Contratos. Ele é responsável por:
    • Avaliar como os fornecedores estão performando em seus contratos

  • Fornecedor: São avaliados por seus clientes e podem concordar ou contestar com suas avaliações caso a funcionalidade esteja habilitada. Caso contrário, apenas são passivos no processo, podendo apenas visualizar a sua nota e o que o avaliador respondeu no questionário para gerar a sua nota.
    • Verificar e acompanhar suas avaliações

    • Contestar suas avaliações (quando habilitada) 

IMPLATANÇÃO TÉCNICA

Haverá uma documentação técnica sobre a implantação do produto, no entanto ela pode ser feita toda através da feature de setup deste produto criada para realizar a implantação em minutos. Para implantar um piloto é recomendado o envio de um formulário para o cliente solicitando as informações básicas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1y7Cbf4PgkhzDAJgkSwwwtNdWiIdGm2sT/edit?usp=drive_web&ouid=113802451032448070246&rtpof=true

NOTAS

Nota de uma avaliação - através da resposta de um questionário (responsabilidade do avaliador)

Nota do fornecedor - é a média das avaliações finalizadas por fornecedor (somente o gestor consegue acompanhar a nota do fornecedor)

Nota da unidade - média das notas das avaliações finalizadas por um fornecedor e por unidade do cliente em que foi enviado material ou prestado serviço (somente o gestor consegue acompanhar a nota de suas unidades)

Observação: Nesta versão não está implementado um sistema de fechamento de notas. Por isso, a nota do fornecedor e da unidade são acumulativas deste o início do uso do produto. Caso o cliente queira saber em um recorte de tempo a nota dos seus fornecedores ou unidades, o usuário gestor pode utilizar os filtros para ter esta informação.

TIPOS DE AVALIAÇÃO

Quando um usuário gestor cadastra uma avaliação, ele pode selecionar se esta será rápida ou padrão. A avaliação rápida é apenas um layout diferente de acessar as avaliações para respondê-las. No entanto, responder avaliações rápidas permitem mais velocidade para o avaliador realizar sua ação no G-Certifica.

Avaliação padrão - quando um avaliador acessar para responder um avaliação na etapa 2 mencionada no tópico ETAPA A ETAPA, ele navega passo a passo perdendo visão da tabela de avaliações.

Avaliação rápida - quando um avaliador acessar para responder um avaliação na etapa 2 mencionada no tópico ETAPA A ETAPA, ele realiza a ação visualizando a tabela de fundo.

FLUXOS

Existem dois possíveis fluxos padrões do produto: com ou sem contestação da nota, feita por fornecedores. Não é necessário desenvolvimento ou criar SQLs para escolha do fluxo, basta no momento da implantação selecionar o fluxo acordado com o cliente.

Fluxo A, sem contestação de fornecedores: 

Fluxo B, com contestação de fornecedores: 

ETAPA A ETAPA

Nesta seção serão descritos os passos das ações desde a criação de uma avaliação até o momento da nota final do fornecedor. As etapas explicitam os dois fluxos citados na seção anterior.

  • ETAPA 1: Cadastrando avaliações (somente tem permissão usuários gestores que estão vinculados ao grupo/alçada Gestão de Fornecedores)
    O passo a passo descrito abaixo também foi registrado no Scribe, confira pelo link: https://scribehow.com/shared/How_to_Add_a_Rating_in_Gedanken_Website__jKYUesxWT-eTkVeMmXl7Tg 
    1. Iniciar ao encontrar no menu Cadastro de Avalições
    2. Clique no botão Adicionar
    3. Preencher dados de solicitação (todos os campos obrigatórios estão sinalizados com *)
    4. Completar com outras informações (todos campos serão utilizados como filtros na aba de filtro avançados na tabela de avaliações)
    5. Escolha o(s) avaliador(es) (é possível vincular múltiplos avaliadores, onde cada um responderá o mesmo questionário)
    6. Adicione/vincule o(s) avaliador(es) as avaliações
    Observação: Um cadastro de avaliação pode gerar múltiplas avaliações. Mas como? Isso acontece em dois contextos. No contexto, caso um gestor crie uma recorrência no segundo passo, um único cadastro gera diversas avaliações até que esta recorrência seja encerrada. Já no segundo contexto, um gestor em um único cadastro pode vincular múltiplos avaliadores no quarto passo, fazendo isso será criada uma avaliação para cada avaliador dar sua nota sobre o fornecedor. Todas elas serão computadas na média do fornecedor.

  • ETAPA 2: Avaliando fornecedores (somente tem permissão usuários avaliadores que estão vinculados ao grupo/alçada Gestão de Contratos) 
    O passo a passo descrito abaixo também foi registrado no Scribe, confira pelo link: https://scribehow.com/shared/How_to_Complete_a_Rating_Evaluation__6rEyVKThSGuWpNghU19JUw
Um avaliador só terá acesso às avaliações vinculadas a ele.
    1. Localizar as avaliações com status pendente na tabela e clicar na linha da avaliação escolhida para responder
    2. Verificar as informações do primeiro passo (Escopo da Avaliação)
    3. Localizar o segundo passo, Avaliação, o questionário a ser respondido
    4. Preencher questionário (todos os campos obrigatórios estão sinalizados com *)
    5. Inserir resumo através de um comentário/justificativa que ficará registrado(a) para todos os atores analisarem
    6. Confirme a resposta da avaliação no modal que aparece na tela.

  • ETAPA 3: Contestando notas (somente tem permissão usuários fornecedores) 
O passo a passo descrito abaixo também foi registrado no Scribe, confira pelo link: https://scribehow.com/shared/Contesting_a_rating_on_Gedankencombr__AmdqPHdLRHu5ZWKIT5pc3A

Esta etapa só acontece no Fluxo B, caso seja de desejo do cliente permitir esta ação para a sua base de fornecedores.

  1. Localizar as avaliações com status concluído no filtro padrão e clicar na linha da avaliação escolhida para responder
  2. Verificar as informações do primeiro passo
  3. No segundo passo, verificar informações respondidas no questionário
  4. Inserir o motivo/justificativa da contestação que ficará registrado(a) para todos os atores visualizarem
  5. Confirme a contestação da avaliação no modal que aparece na tela.

  • ETAPA 4: Revisando notas (somente tem permissão usuários avaliadores que estão vinculados ao grupo/alçada Gestão de Contratos) 

O passo a passo descrito abaixo também foi registrado no Scribe, confira pelo link: https://scribehow.com/shared/How_to_Submit_an_Evaluation_on_Gedankencombr__KhQ8O2t5R4e_wbGN5JmgZQ

Esta etapa só acontece no Fluxo B, caso seja de desejo do cliente permitir esta ação para a sua base de fornecedores. Caso contrário, a nota dada na etapa 2 é a nota final.

  1. Localizar as avaliações com status contestada no filtro padrão e clicar na linha da avaliação escolhida para responder
  2. Verificar as informações inseridas pelo gestor no primeiro passo (Escopo)
  3. Verificar o motivo da contestação no terceiro passo (Resumo) 
  4. No segundo passo, alterar no questionário alguma resposta dada anteriormente. Somente se o avaliador julgar que a motivo da contestação é válido
  5. Inserir resumo através de um comentário/justificativa que ficará registrado(a) para todos os atores analisarem
  6. Confirme a resposta da avaliação no modal que aparece na tela.


STATUS PADRÃO - CADASTRO DE AVALIAÇÃO

Somente o usuário gestor tem acesso a menu Cadastro de Avaliações e portanto pode cadastrar uma avaliação e consequentemente alterar seu status.

  • Iniciado - quando um cadastro de avaliação não tem recorrência
  • Aguardando - quando um cadastro de avaliação possui uma recorrência que ainda não foi iniciada, ou seja, foi cadastrada uma data de início futura
  • Cancelada - quando um cadastro de avaliação foi cancelado. Possíveis motivos de cancelamento: contrato venceu ou não foi renovado, inserção de dados incorretos.

STATUS DE AVALIAÇÕES

  • Pendente - status quando uma avaliação está disponível para o avaliador responder
  • Concluída - status quando um avaliador responde ou altera a nota de uma avaliação. Este status só utilizado no Fluxo B. Seus precedentes são respectivamente os status pendente ou contestada.
  • Contestada - status quando um fornecedor contesta a nota da pelo avaliador (etapa 4). Este status só utilizado no Fluxo B. Seu precedente é o status concluída.
  • Finalizada - status quando um avaliador 

OUTRAS AÇÕES

  • Configurar cadastros de avaliações - O usuário gestor pode editar 
  • Listar avaliações vinculadas - como foi citado na seção ETAPA A ETAPA um cadastro de avaliação pode gerar múltiplas avaliações. O usuário gestor pode conferir este vínculo acessando o menu Cadastro de Avaliações, identificando o cadastro de avaliação que deseja analisar e clicando na opções Avaliações Vinculadas. Com isso, ele será direcionado a menu Avaliações onde só serão exibidas na tabela as avaliações associadas a este cadastro.
  • Transferir avaliação – um avaliador pode transferir uma avaliação para outro avaliador cadastrado. Neste processo é obrigatório incluir um comentário para explicar o motivo da transferência.
  • Não se aplica – neste processo o avaliador precisa informar o motivo de desconsiderar (não se aplica) a avaliação. As avaliações com o status não se aplica serão desconsideradas na formação da nota do fornecedor

POSSÍVEIS PARAMETRIZAÇÕES

Nesta seção será apontada as possíveis customizações que podem ser feitas no produto:

  • Escolha se haverá ou não contestação do(s) fornecedor(es)
  • Criação dos questionários: 
    • Perguntas e respostas com pesos distintos
    • Obrigatoriedade de perguntas
    • Layout de exibição das respostas
    • Método de cálculo da nota
  • Escolha dos campos para serem utilizados filtros avançados (servirão para pesquisar informações na tabela)