Gestão de Dados do Fornecedor - GDF

O Módulo de Gestão de Dados do Fornecedor surge como uma solução para gerenciamento de dados e documentos dos fornecedores sem a necessidade de reabrir jornadas. Funciona hoje apenas no 2.0.

I - Visão Geral


O Módulo de Gestão de Dados do Fornecedor surge como uma solução para gerenciamento de dados e documentos dos fornecedores sem a necessidade de reabrir jornadas. Funciona hoje apenas no 2.0.

Resumos durante a documentação ficarão nesses quadrados azuis.

Pontos de Atenção ficarão nesses quadrados vermelhos.

II - Principais usos


  1. Alterar dados e documentos, de acordo com parametrização:

    1. Cliente e Fornecedor podem alterar o campo OU
    2. Cliente e Fornecedor não podem alterar o campo OU
    3. Apenas Cliente OU Apenas Fornecedor podem alterar o campo
  2. Aprovação de alteração de dados e documentos pelo cliente

    1. Qualquer campo que possa ser alterado pode ser vinculado a uma alçada de aprovação.
    2. Podemos vincular alçadas diferentes para campos diferentes (não recomendado)
    3. Não temos fluxo de aprovação
    4. Pode ser vinculada uma conta da Gedanken de Docs para aprovar documentos, caso seja contratado separadamente tal serviço.
  3. Lembrete de Vencidos

    1. Notificar o fornecedor que precisa atualizar documentações vencidas

III - Atores


Os atores envolvidos no módulo divididos pelos entidades (Gedanken, Cliente e Fornecedor), são:

  1. Gedanken

    1. Implantador: Responsável pela implantação do módulo
    2. Aprovador de Doctos: Caso seja configurado para tal, uma alçada da Gedanken pode servir como Aprovador de Documentos
  2. Cliente

    1. Gestor de Dados: Responsável por acompanhar os dados dos fornecedores e pendências, COM a permissão para aceitar alterações de campos.
    2. Apoio de Gestão de Dados: Toda alçada com acesso ao módulo SEM permissão para aceitar alterações de Campos;
  3. Fornecedor

    1. Administrador: Todas as contas do vinculadas ao sistema do fornecedor podem alterar dados que estiverem disponíveis para alteração.

Por mais que possamos vincular alçadas diferentes do cliente em campos diferentes, isso vai gerar um peso maior na implantação e no suporte. A sugestão é sempre deixar uma pessoa/alçada só responsável por aprovação das alterações

V - Acesso


  1. Cliente acessa esse produto apenas se estiver implantado
  2. Todos os fornecedores têm acesso ao produto, porém só podem alterar os dados perante clientes que tenham o produto implantado.

V - Telas do Cliente

1. Cartão do produto na área do cliente (2.0)


Esse cartão aparece na tela inicial do cliente caso ele tenha o produto implantado.

    • Ícone, cor e nome são padrão.
    • Status são padrão 
      • Pendente aprovação: Número de Fornecedores que estão com documentos pendentes de aprovação
      • Rejeitados: Número de Fornecedores que estão com documentos rejeitados e ainda não enviaram um novo
      • Vencidos: Número de Fornecedores que estão com documentos vencidos
      • Total: Número total de Fornecedores que estão nesse módulo.

2. Tela principal

Ao clicar no cartão, essa tela é exibida para o cliente, contendo um dashboard superior e uma tabela com os fornecedores vinculados ao módulo.

Nessa tela nosso cliente consegue ver qual o status da documentação da sua base, filtrar aqueles que estão pendentes de aprovação para acessar e aprovar as documentações, bem como saber quantos e quais fornecedores ainda estão com documentos vencidos e não fizeram nada ou fizeram e foram rejeitados.

 

  • O Dashboard é divido por cartões, onde cada um deles representa um status possível

    •  Status:
      • Pendente aprovação: Número de Fornecedores que estão com documentos pendentes de aprovação
      • Rejeitados: Número de Fornecedores que estão com documentos rejeitados e ainda não enviaram um novo
      • Vencidos: Número de Fornecedores que estão com documentos vencidos
      • Total: Número total de Fornecedores que estão nesse módulo.
      •  Comportamento:
        • Clicando em qualquer um dos cartões a tabela será filtrada exibindo apenas os fornecedores que estejam enquadrados no status selecionado
        • Clicando em ‘Total’ a tabela volta a exibir todos os fornecedores vinculados ao módulo
  • A Tabela exibe as informações de identificação dos fornecedores, bem como os status de seus documentos e um acesso ao detalhamento desse fornecedor

    •  Filtros
      • Os filtros servem para encontrarmos empresas pelo nome e/ou documento
    •  Colunas
      • Nome: Razão social da Empresa
      • Tipo: PJ ou PF*
      • Documento: CNPJ ou CPF*
      • Status: Documentos Pendentes (de aprovação pelo cliente), Rejeitados (pelo cliente) e Vencidos. Ao colocar o mouse em cima do item, ele exibe as legendas (abaixo).
      • Editar: Exibe tela de detalhes do fornecedor

    O módulo hoje exibe apenas empresas nacionais (PJ).

    3. Tela de Detalhes do Fornecedor

    Nessa tela o nosso cliente consegue saber do fornecedor que foi selecionado todos os dados implantado bem como quais os dados e documentos estão com alguma pendência, bem como acessando a aba Modificações e Aprovações, consegue ver o histórico de todas alterações nesse fornecedor e aprovar alterações pendentes.

    • Aba Cadastro: Essa tela apresenta um menu de abas superior indicando o cadastro em si e o rastreio de modificações, um bloco de status da documentação e três blocos essenciais do fornecedor: Dados Básicos, Dados Bancários e Documentos.

      • Abas superiores: Por ela podemos navegar clicando entre os dados de cadastro e as modificações e aprovações do cliente
      • Status: É um acordeão que ao ser clicado se expande mostrando quantos e quais documentos/dados estão naquele status/situação

      • Bloco de Dados Básicos: Esse é o primeiro bloco de dados do fornecedor. Esses dados são puxados da jornada que o fornecedor preencheu.
        • Os campos em CINZA não estão disponíveis para edição. 
        • Os campos em PRETO estão disponíveis para edição

    Via implantação definimos quais campos podem ser editáveis pelo cliente e/ou pelo fornecedor.

      • Bloco de dados bancários: Esse é o segundo bloco de dados do fornecedor. Esses dados também são puxados da jornada que o fornecedor preencheu.
        • Os campos em CINZA não estão disponíveis para edição. 
        • Os campos em PRETO estão disponíveis para edição

    Muito importante insistirmos que os dados preenchidos pelo fornecedor, principalmente dados bancários, estejam editáveis apenas pelo fornecedor para evitar possíveis fraudes.

      • Bloco de Documentos: Este é o terceiro e último bloco do detalhamento do fornecedor e traz todos os documentos possíveis para serem preenchidos na jornada

        • Temos o nome do documento e, quando possível, uma descrição do documento
        • A data de vencimento preenchida na jornada (caso não haja data preenchida na jornada, ficará em branco)
        • Opção de subir documento (nuvem com seta para cima)

          • Ao subir um documento, aparece uma mensagem na tela informando que o documento foi salvo com sucesso.
        • Opção de baixar o documento (nuvem com seta para baixo)
      • Após fazer alterações, clicar em salvar no botão inferior direito

    • Aba 'Modificações e Aprovações' : Aqui ficam concentradas todas as alterações pendentes, aprovadas e rejeitadas

      • É possível pesquisar nos campos o valor desejado
      • Por padrão sempre é exibida apenas as pendências do usuário ativo, mas é possível exibir todo os status de solicitações

      • A alçada designada pode aprovar o rejeitar as alterações de campos que foram configurados para serem aprovados
        • Data de Solicitação: A data que foi solicitada a alteração
        • Campo: O campo que foi solicitado ser alterado
        • Valor Cadastrado: Valor que estava o campo antes de ser pedida alteração
        • Valor Solicitado: Valor solicitado e que será colocado no campo após aprovação
        • Status: Indica se a alteração está aguardando ser aprovada, se foi aprovada ou rejeitada
        • Motivo: Indica o motivo da aprovação/rejeição pelo aprovador

    Ou seja, na primeira aba o Cliente consegue alterar dados que estão disponíveis para que ele altere, consegue acessar informações do fornecedor e saber o que está pendente de aprovação, rejeitado e vencido. Na segunda aba o usuário/alçada responsável consegue aprovar/rejeitar alguma alteração, bem como rastrear todas os pedidos e alterações já feitos.

    VI - Telas do Fornecedor

    1. Cartão de Produto na área do fornecedor

    Esse cartão aparece para todos os fornecedores da nossa base, independente de seus clientes terem o produto implantado

    • Ícone, cor e nome são padrão.
    • Status são padrão e indicam quantos documentos estão em cada status:
      • Pendente de Aprovação - Documento foi alterado e precisa de aprovação por parte do cliente
      • Rejeitado - Documento foi Rejeitado pelo cliente e precisa ser novamente atualizado
      • Vencido - Documento teve data de validade expirada e deve ser atualizado
      • Todos os Clientes - Indica quantos clientes desse fornecedor tem o módulo implantado

    O fornecedor precisa alterar o mesmo documento em cada cliente, pois os documentos não são aproveitados entre cadastros.

    2. Tela Principal

    Essa tela tem a funcionalidade idêntica a na visão do cliente, porém o fornecedor visualiza os clientes com os quais tem débitos na lista e pode abrir para alterar seu cadastro perante eles.

    3. Tela de detalhe do Fornecedor

    Essa tela tem a funcionalidade idêntica a na visão do cliente, porém o fornecedor não consegue aprovar nenhuma alteração, vendo apenas que estão pendentes.

    VII - Notificações

      Cliente recebe E-mail Fornecedor recebe E-mail
    Documento Vencido Não 👍Sim
    Documento Pendente de Aprovação 👍Sim Não
    Documento Aprovado Não 👍Sim
    Documento Reprovado Não 👍Sim

    VIII - Problemas Mapeados


    Temos alguns problemas que já foram mapeados e estão sendo solucionados. Quando forem resolvidos, serão removidos dessa lista.

    1. Fornecedores antigos podem ter problemas ao usar o módulo por causa de duplicidade de sistema.
    2. O e-mail de Rejeição hoje não informa o motivo, levando a perguntar ao suporte.

    IX - FAQ

    Todas as perguntas sobre o módulo vão ser concentradas aqui

    1. Existe uma documentação técnica de implantação?
      1. Sim, feita pela Renata Andrade: https://docs.google.com/document/d/1jxLvde0RrCcyBzMads3IT2DFjKcI8IJCfLGK7u2rZik/edit

    Leu a documentação? Clique na capivara e diga o que achou =D