Playbook do que deve ser feito pelo CSM em cada uma das etapas do ciclo de vida de um cliente com modelo de pagamento de cliente pagante
1️⃣IMPLANTAÇÃO
🤝KickOff Interno - Vendas para CS
Na chegada de um novo cliente o time um CS será designado para ficar responsável por aquela conta após a entrega do projeto. Para projetos personalizados, durante o período de implantação o analista de negócios é quem terá maior interação com o cliente porém é importante que desde o início o CS tenha contexto sobre o cliente para facilitar no momento da passagem de bastão.
📅Uma das etapas que deve ser realizada é a reunião interna de KickOff para alinhamento entre vendas, analista de negócios e CS. A reunião deve ser agendada pelo vendedor antes do KickOff externo com o cliente.
💡Novos clientes que contratarem a solução padrão G-Certifica não terão a participação de um analista de negócios, a passagem será feita apenas entre vendas e CS. Passo a passo das ações que o CS deve realizar para esses clientes: link
Checklist das informações que devem ser mapeadas durante o KickOff Interno:
1 - Contexto do cliente:-
- objetivo de contratação, qual dor o cliente tinha ao nos contratar
- possíveis ofensores no processo (fricções com pontos focais, áreas não engajadas, comunicação interna pouco realizada)
- comunicação interna realizada
-
- ponto focal operacional,
- ponto focal gestão
3 - Potencial do cliente (áreas ou produtos para expansão)
4- Acordo comercial, pacote de consultas, previsão de aumento após determinado período de utilização, proposta aceita pelo cliente
5 - Validação de produtos para segunda onda (monitoramento, BGC, avaliação de fornecedores etc)
Checklist das ações que devem ser realizadas:
1 - Validar se o vendedor(a) anexou a proposta final2 - Validar se o seu nome está atualizado no campo "Proprietário CS" em "Empresas"
3 - Registrar a reunião no Hubspot em "Empresas" com a ata dos pontos acima mapeado
🤝KickOff com o cliente
Após o KickOff interno, vendas deve agendar uma reunião com o cliente para apresentação e passagem de bastão para o analista de negócios(ISM), é importante a participação do CS nessa agenda para que o cliente já conheça a pessoa que ficará responsável pela conta.
A apresentação será conduzida por vendas e o ISM irá alinhar com o cliente os próximos passos e agendas, a participação do CS nas agendas com implantação é opcional de acordo com a disponibilidade.
Reuniões de implantação onde é recomendada a participação do CS:
- Reunião de validação da documentação com o cliente
- Treinamento da plataforma
2️⃣ADOÇÃO
👋Passagem de bastão ISM <> CS
Após o Go-Live e período de operação assistida, é realizado a passagem de bastão para o CS.
O analista de negócios deve agendar uma reunião para formalização dessa transição com o cliente.
Checklist dos alinhamentos que devem ser realizados durante a reunião de passagem de bastão:
1 - Apresentação do CS e alinhamento dos papéis e responsabilidades das áreas que terão interação com o cliente:
CS:
- Ponto focal para demandas estratégicas
- Compartilhar boas práticas de mercado
- Realizar negociação de novas funcionalidades e mudança de escopo
- Apoiar com casos complexos
Suporte:
- Apoiar com dúvidas operacionais sobre a plataforma.
- Investigar problemas da plataforma
- Criação de novos usuários após Go-Live
2 - Combinar recorrência* de reuniões de acompanhamento da operação e da performance de acordo com o objetivo da contratação e curva do cliente.
*Consultar periodicidade pela propriedade "[CS] Dias entre reuniões" em "Empresas" no Hubspot
Checklist das ações que devem ser realizadas:
1 - Alterar a propriedade "Fase do cliente" para "Cliente ativo" em "Empresas" no Hubspot
2 - Registrar a reunião no Hubspot em "Empresas" com a ata dos pontos acima mapeado
💡Durante o período de adoção é importante acompanhar a adaptação e uso do cliente na plataforma, caso seja mapeado algum ponto de alteração necessário o CS deverá endereçar ao time de implantação.
3️⃣CLIENTE ATIVO
Após o período de adoção da ferramenta o CS terá rotinas de acompanhamento dos clientes ativos de sua carteira.
Teremos reuniões recorrentes para acompanhar o projeto junto ao cliente. A periodicidade definida na fase de adoção.
Checklist do que deve ser apresentado durante as reuniões:
1 - Indicadores de atendimento do Suporte
-
- Compilado de demandas criadas por categorias
- Compilado de demandas priorizadas
- Quais são nossos SLA’s por categoria
- Notas do Csat
2 - Indicadores de atendimento de Implantação
-
- Compilado de demandas criadas por categorias
- Compilado de demandas criadas por urgência
- Quais são nossos SLA’s por categoria
3 - Últimos lançamentos de produtos da plataforma
4 - Compilado de notas do NPS dos clientes e comentários
5 - Report tático das demandas em andamento do cliente(demandas de implantação, tecnologia, suporte)
6 - Coletar Feedback do cliente sobre os últimos meses da plataforma
7 - Mapear pontos de oportunidades de expansão com o cliente
8 - Definir próximos passos/Plano de ação
Modelo de apresentação: ⚙️Em construção
Checklist das ações que devem ser realizadas após a reunião:
1 - Registrar a reunião no Hubspot em "Empresas" com a ata dos pontos acima mapeado
2 - Dar seguimento aos próximos passos que foram definidos