Orientações sobre a ferramenta de comunicação utilizada pela Gedanken
💡 O Slack é a ferramenta utilizada para comunicação interna na Gedanken
Abaixo você encontra a lista dos principais canais que utilizamos no Slack:
- #geral: canal de comunicados oficiais com toda empresa
- #atendimento: canal com o time de suporte para pedidos de ajuda e comunicação
- #bench_vendas_cs: canal com o time de vendas para troca de conhecimento e pedidos de ajuda
- #comunicados_oficiais_cs: canal com o time de CS, suporte e implantação para comunicados oficiais relacionados ao time de CS
- #cs: canal com os CSs + lideranças(head + Co CEO)
- #duvidas_implantação: canal com o time de implantação para sanar dúvidas
- #duvidas_faturamento: canal com o time de faturamento para sanar dúvidas
- #minutas_contratuais: canal para envio de propostas contratuais e dúvidas jurídicas
- #nps_respostas: canal automatizado para acompanhar as respostas do NPS
- #produto_request: canal para abertura de tiquetes para o time de produto/tecnologia
- #team_cs: canal com os CSs + liderança
- #z_duvidas_cs_suporte: canal com o time de suporte para pedidos de priorização de chamados
👍Boas práticas
O Slack é uma ferramenta poderosa para comunicação e colaboração no ambiente de trabalho. Para garantir uma utilização eficaz e eficiente, seguem algumas boas práticas que podem ser implementadas no dia a dia:
1. Organização de Canais:
i) Escreva a descrição no canais para que as pessoas entendam o objetivo e utilidade do mesmo.
ii) Fixe os links e arquivos importantes para facilitar a busca dos materiais.
iii) Evite a criação de canais desnecessários para manter a simplicidade e a organização.
2. Utilização de Mensagens Diretas:
i) Respeite a privacidade e utilize mensagens diretas para assuntos sensíveis ou individuais.
ii) Evite enviar frases em mensagens separadas pois isso irá gerar diversas notificações
👆Nesse exemplo a pessoa recebeu 3 notificações👆Nesse exemplo a pessoa recebe apenas 1 notificação
3. Notificações:
i) Tenha cuidado com as notificações enquanto estiver compartilhando sua tela, prefira ocultar a prévia das mensagens nas notificações para evitar situações delicadas.
4. Uso de @Menções:
i) Utilize @menções com moderação para direcionar a atenção de forma eficaz.
ii) Evite mencionar canais inteiros(@canal, @here) sem necessidade.
5. Threads
i) Em canais públicos opte por enviar as respostas em threads, dessa forma as mensagens ficam centralizadas e notificações em excesso são evitadas
6. Integrações e Automações:
i) Explore integrações que possam otimizar processos, como bots de lembrete, integração com ferramentas de gerenciamento de projetos, etc.
ii) Integração com o Google Calendar e o Hubspot podem ajudar muito na organização da rotina.
7. Respeito ao Horário de Trabalho:
i) Evite enviar mensagens fora do horário de trabalho, a menos que seja necessário e acordado.
ii) Utilize status como "Fora do Escritório" quando estiver ausente por um período prolongado.
8. Perfil
i) Mantenha seu perfil atualizado com nome, foto, contato e time. Essas informações são importantes para facilitar a busca pelas pessoas.